sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Diálogo entre pós-modernidade, sujeito e leitura: o processo discursivo e o virtual

Por: Ms. Magna Campos
RESUMO: Na pós-modernidade, a leitura encontra-se enredada com outros espaços que configuram um novo local para o texto e novas textualidades, portanto, novos espaços de significação. Tais espaços, promovidos pelas novas TICs, têm proporcionado uma crescente multiplicação dos sistemas de significação.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura, pós-modernidade, novas textualidades.

LEIA O TEXTO DIRETAMENTE NA HIPERTEXTUS REVISTA DIGITAL (UFPE)
:



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Discurso de Saudação à Patrona Cora Coralina


Discurso de saudação a Cora Coralina
Por: Magna Campos
(Discurso de posse na Academia de Letras do Brasil)
Em primeiro lugar, agradeço a todos os membros da Academia de Letras do Brasil- unidade Mariana pela possibilidade de integrar a esse grupo e de fazer parte dessa Casa, para nela ocupar a cadeira de nº 18. Cadeira essa que escolhi ter por patrona a poetisa e contista Cora Coralina.
Cora nasceu Ana Lins dos Guimarães Peixoto, em 1889, em Vila Bôa de Goyas, e fez de sua relação com a vida um motivo a ser escrito em seus versos livres, tecido no caminho das pedras de sua existência. Pois é ela mesma, por meio de uma descrição poética no poema Das Pedras, que se diz como sendo aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.
Uma mulher que só conseguiu publicar seu primeiro livro já no tarde da vida, viúva e vestida de seus cabelos brancos; com mais de 70 anos... E que, mesmo tendo cursado apenas até a antiga 3ª série do grupo, não se deixou engolir pela hostilidade dos familiares e pela falta de estímulos sociais e econômicos para ser literata. Cora, que sentia no fundo de seus reservatórios secretos, um vago desejo de analfabetismo e que, ainda assim, SOBREVIVEU, recompondo-se aos bocados, dos rígidos preconceitos do passado. Recriando-se sempre, sempre graças aos olhos inquietos de criança que não a abandonaram jamais e também às muitas leituras feitas ao longo de sua trajetória. A escola da vida, diz Cora, suplementou-me as deficiências da escola primária. E foi assim, já em seu 3º livro publicado, abrindo caminhos difíceis, que ela nos chega:
[abro aspas]
Sem referências a mencionar.
Nenhum primeiro prêmio.
Nenhum segundo lugar.
Nem menção honrosa.
Nenhuma láurea.
[fecho aspas]
E pede passagem na vida literária brasileira...
Cora expressou com singularidade, em seus escritos, o seu tempo e a ligação com seu meio. Imprimiu aos seus textos a marca do oral e dos causos interioranos. Uma verdadeira contadora de histórias, não da história oficial, registrada nos anais da cidade de Goiás, mas a história dos que não têm voz; a sabedoria dos anônimos.
Mulher que, quando indagada, respondia: _ Cora, uma poetiza? Não! Cora uma mulher da luta, uma doceira! E que dizia escrever porque sua mão coçava, em virtude das palavras que precisavam ser “cristalizadas”, tal qual seus famosos doces. Uma mulher que se entrega ao ofício e à identidade de doceira como réplica às dificuldades encontradas para publicar seus textos. É dela mesma essa afirmativa descrita no poema Quem é Você:
“Sendo eu mais doméstica do que intelectual,
Não escrevo jamais de forma consciente e raciocinada,
E sim impelida por um impulso incontrolável...
[Pois] Nasci para escrever, mas, o meio,
O tempo, as criaturas,
Contra-marcaram a minha vida.”

Em suas memórias, delineadas em versos, Cora abre os porões de suas lembranças e se lê como sendo Aninha; aquela do Rio Vermelho, da Casa Velha da Ponte...uma mulher marcada pela coragem, pelo fazer, pelo contar, pelo viver, e tão lindamente descrita na seguinte passagem:
Sou mulher como outra qualquer.
Venho do século passado
E trago comigo todas as idades.

Demonstra-nos no livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha, admirável entendimento do poder da escrita, especialmente da sua, ao afirmar: Quando eu morrer, não morrerei de tudo.
Estarei sempre nas páginas deste livro,
Criação mais viva da minha vida interior em parto solitário.
Assim ela partiu, levou seus doces, mas nos deixou os versos. E hoje, nesta oportunidade singular, eu a saúdo, Cora Coralina! Esteja, também, revivida aqui, nesta cadeira que honrosamente a terá por patrona. Brinda-nos com sua doçura poética, com sua mão coçante, com seu olhar inquieto de criança, com sua modéstia e sensibilidade, enfim, com seu gesto criador. Ajuda-nos a indagar sempre por quantas Aninhas corajosas, pouco estudadas, existirão esparrodadas pelo Brasil afora? Quantas Aninhas cujas histórias e poesias não conseguiram vencer as pedras do caminho, assim como você vencera, levantando das pedras que lhe esmagavam a pedra rude dos seus versos? Por isso, Cora, dignifica, com sua conquistas, essa cadeira, em nome das muitas mulheres, jovens ou velhas, das quais não escutamos sequer os sussurros e, também, em nome de todas as que se arriscam nas letras, removendo pedras e plantando flores.

Discurso de Saudação ao neo-acadêmico Paulo José de Oliveira


Por: Magna Campos
 
Caríssima presidente da ALB- Mariana, Andreia Donadon-Leal;
Caro Vice-Presidente da ALB-Mariana, J. S. Ferreira;
Presidente Executivo e Editor da ALB-Mariana, J.B.Donadon-Leal;
 E Secretário-Geral da ALB-Mariana, Gabriel Bicalho;
A todos vocês os meus cumprimentos, nesta tarde de sábado!


Escrever [caros ouvintes] é uma arte que brota n’alma. É uma arte que é alimentada no coração, impulsionada pela mente e grafada na mão”. 

É com essa primeira citação ao trecho de um editorial da Folha Literária Formiga em Letras, escrito por Paulo José de Oliveira, também conhecido pelo pseudônimo de PAJO, que inicio o discurso de saudação ao neoacadêmico. Guiada muito mais pelo calor de sua palavra criação, que pelo “frio” de um currículo que, nem sempre, consegue representar satisfatoriamente o sujeito de quem se fala. Afinal, como afirma o próprio neoacadêmico, ainda no editorial mencionado, é “no escrever que se traduz o eu, mesmo que seja nas entrelinhas, ou na forma de rabisco”.
E escrever, especialmente na literatura, seria realmente ter a possibilidade de criar um outro viver paralelo, no qual o mundo não tem mais que ser ordenado por CRONOS, o deus do tempo, linear, torturante e esvaecente. Na literatura, o caos pode se dissipar, o feio pode se embelezar, o instante pode se eternizar, e em lugar de CRONOS, pode ser consagrado KAIRÓS, o tempo das coisas e não do efeito sobre as coisas. Não mais o tempo da espera, mas o da esperança. O tempo não consumido pelo relógio, mas experimentado em seus instantes-eternos e acima de tudo: saboreado!
Mas literatura não é um luxo escapista, como pode parecer, é criação! E é graças aos desejos e anseios que ela inspira, às mentalidades que [ela] criou e que continua criando, e à humanização do real, que a sociedade ainda é capaz de se libertar de ditaduras, sejam elas econômicas, religiosas, científicas e por que não, cultural, já que vivemos o ápice da sociedade consumista, e nele, a cultura torna-se ela própria um objeto cultural desejável ao consumo, muitas vezes irrefletido, promíscuo e banalizado. É o valor do consumo que se impõe ao próprio valor da coisa consumida.
Afinal, como propõe o escritor sul-americano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2010, Mario Vargas Llosa, ao dizer que:
Quem dúvida que a literatura, além de nos levar ao sonho da beleza e da felicidade, nos alerta contra toda forma de opressão, pergunte por que todos os regimes empenhados em controlar a conduta dos cidadãos, do berço ao túmulo, a temem tanto, a ponto de estabelecerem regras de censura para reprimi-la, e vigiam com tanta suspeita os escritores independentes.
E o literato Paulo José de Oliveira atento a esse poder de revolução e de subversão da literatura, imprime no poema Capitalismo Selvagem, publicado no jornal O Pergaminho, de outubro de 2010, a sua visão crítica sobre as relações de poder instaurados pelo capitalismo atual, quando diz:
Como um dos frutos da ambição
[ o capitalismo] é cria da ganância humana
Que como um canto de sereia
Desapropria a dignidade.
[...]
No capitalismo a educação não é certeza do saber
[...]
O sistema de cotas não é garantia de inclusão
E o fruto do sistema continua sendo a discriminação.

Crítica que se mistura ao saudosismo em outro texto, agora em prosa, no conto Meu Palácio Colonial, do livro Ponto de Partida, quando o eu-lírico do escritor, ao rememorar um local importante de sua juventude e não mais existente, nos escreve:
Hoje, ao retornar saudoso naquele rincão antes sagrado, deparo-me com o domínio do mercado e do capital selvagem.
Nenhum vestígio mais existe, daquele meu palácio medieval. Apenas o capim de um latifúndio, mais que especulativo, em uma triste paisagem deformada pelo progresso.
A voz indignada com o sistema, capaz de captar um dos importantes papéis da literatura, é daquele que além de ser Turismólogo formado pela Fatur/UNIFOR/MG, Educador Ambiental, pela UNB, e Técnico em Eventos, pelo IFET, é também Presidente e Gestor do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga – tendo escrito o Guia Histórico da Saúde: do Germinar ao Frutificar; livro que conta a história dos 15 anos do sindicato –; além disso, é ativista eco- ambiental, humanista, sociocultural, fortemente atuante na cidade de Formiga e região, e Membro Vitalício da Academia Formiguense de Letras.
Mas a mesma voz engajada, apontada anteriormente, dá lugar à voz escorreita e lúdica do trovador, que é delegado representante da UBT (União Brasileira de Trovadores). Trova essa que muitas vezes é auto referencial, como  pode ser vista nos versos abaixo:  
Busquei a rima na fonte
Na inspiração de minh’alma
Juntei as letras, um monte!
_ Fiz uma trova sem trauma.

O seu “buscar na fonte” lembra-me outra afirmação, agora, de Gustave Flaubert, o genial escritor de Madame Bovary e de Uma Alma Simples, [que] fez ao dizer que “escrever é uma maneira de viver”. E lendo o poema Fieis Amigos, de autoria do neoacadêmico, é possível vislumbrar o quanto a escrita tornou-se necessária para seu estar e ser no mundo. A esse respeito, ouçamos as palavras do próprio PAJO:
A caneta tornou-se amiga
Extensão fiel de meu corpo
Assim, como o fino papel
Aliado silencioso
absorve
Meus desabafos, meus desejos,
Meus sonhos e inspirações.

Essa outra maneira de viver que a literatura nos possibilita, sugerida por Flaubert e demonstrada na intimidade por Paulo, nos versos lidos, precisa ser levada à frente, precisa ser valorizada, buscada e disseminada o tempo todo e em todo lugar. E ensinada pela vivência especialmente às novas gerações. Pois como bem disse o já citado Mario Vargas Llosa:
Um mundo sem literatura seria um mundo sem desejos nem ideais nem desacatos. Um mundo de autômatos desprovidos do que faz com que o ser humano seja verdadeiramente humano: a capacidade de sair de si mesmo e mover-se em outro, em outros, modelados com a argila de nossos sonhos.

Assim, para que você, Paulo, possa também nos ajudar a moldar com a argila de seus sonhos um mundo com mais literatura, com mais arte, que é, em nome da Academia de Letras do Brasil-Mariana, uma instituição que tem como objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e Artes – e que vem construído suas tramas com palavras e obras que nos entrelaçam cada vez mais à sociedade e não com paredes, que nos isolem do mundo – [ é em nome dessa instituição] que lhe dou as boas-vindas a esse grupo, para tomar posse como membro efetivo desta academia, da cadeira de nº 23, cuja patrona escolhida será sua conterrânea e literata, Maria Ruth de Souza Pinto.
Saudações e Muito Obrigada!